03 julho 2014

Alho em Conserva


Bom Dia meu povo!
Meu nome do meio é ANSIEDADE!

Mesmo sem esperar pelo resultado final, eu acabei abrindo o
pote de conserva para ver como seguia o sabor!


Como os dentes são usados inteiros, meu receio era que
ficassem amargos, o que foi uma grata surpresa!

Aquela ardência natural do alho, some e fica um suave sabor!
Mas vejam bem: eu abri meu vidro com apenas quatro dias,
quando na receita original, publicada pela Flávia Palazzo,
que  pede que fique quietinha de 5 a 7 dias!

Vamos aos procedimentos?
Vou passar exatamente como fiz!

300g de alhos graúdos
1/2 xicara de vinho branco
1/2 xicara de vinagre de vinho branco*
1/2 xicara de água
1 colher cheia de pimenta da jamaica**
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de orégano***
1 pimenta dedo de moça sem sementes e 
sem a parte branca, fatiada fininha
2 colheres de azeite****

Ferva o vinho, o vinagre e a água, com o orégano e a pimenta.
Quando levantar fervura, jogue o alho e deixe ferver bem pouco.
Adicione o sal e o azeite, e misture bem.

Retire do fogo, e acomode em vidros esterilizados,
cobrindo com a água da fervura.



* usei vinagre de arroz, porque era o que eu tinha em casa,
mas pode usar qualquer vinagre branco, para poder realçar.

** da mesma forma, usei a pimenta da jamaica, mas na receita original,
a autora usou pimenta do reino.

*** Cuidado com o orégano, pois se ele não estiver fresco, 
poderá manchar seu liquido.

**** sinceramente não medi o azeite, mas pela minha
experiência de "olhômetro", deve ter ido umas duas colheres mesmo.
Use um bom azeite, para valorizar sua conserva.

Qualquer dúvida, pode chamar, pelo email
nostraperte@gmail.com

Me contem o que acharam do resultado!

Um comentário:

Sabor em Si disse...

Olá Marilze, que conserva divina. Acho que sofro do mesmo problema que vc, pois fico ansiosa pra ver o resultado de algo que tem que esperar, rs.
A receita é ótima e bem pratica de fazer, amei!
Bjus e ótimo FDS.
Regina