11 dezembro 2014

TAPENADE ... à minha moda


Receitinha Provençal, não é a todos que agrada, pelos 
sabores das anchovas e das alcaparras.

Como eu sou fã de uma "pastinha", eu dei meu jeitinho
e ficou bem bacana,
Se você quiser testar à minha moda, fique a vontade 
e conte-me depois, ok?


INGREDIENTES:

1 vidro pequeno de azeitonas pretas sem caroços*
3 colheres de chá de alacaparras
1 dente de alho
2 colheres de azeite extra virgem
Pimenta do reino a gosto
2 colheres de parmesão ralado na hora
1/2 lata de atum light

Prove suas azeitonas e suas alcaparras.
Caso o sal esteja muito forte, deixe-as de molho em agua fria, 
por cerca de uns 30 minutos e escorra.

Coloque tudo num pilão e vá macerando até que fique
uma pastinha rústica. 
Se você não tem paciência, bata no liquidificador ou
passe em um processador.



Ajuste o sal, se necessário e sirva com torradinhas 
Na receita original, vai aliche ou anchovas... se usa-los,
não abuse, para que não sobressaia o sabor do peixe,
sobre as azeitonas e alcaparras.

No meu caso, eu substitui pelo atum light, pois fica
menos gorduroso e mais suave


Você pode usar este antepasto também como molho para
carnes, ou macarrões. Fica muito saboroso.

BON APETIT!

Nenhum comentário: